Digital Wellbeing - Roma, 25 de abril de 2023
- emiliacabral
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
A sessão de hoje iniciou-se com um brainstorming sobre os benefícios das apps e da internet. As conclusões foram organizadas num "Padlet" manual, de acordo com categorias definidas: educação, trabalho, lazer, comunicação, social e organização.

De seguida, houve um momento de reflexão crítica sobre as seguintes questões: a tecnologia é boa, má ou neutra? Serve-nos ou serve-se de nós? Poderemos encontrar um ponto de equilíbrio entre estas posições?
Posteriormente, foram apresentados os mecanismos de influências usados pelas companhias tecnológicas para captar e manter o interesse, a atenção e o desejo dos utilizadores pelos produtos. Problematizou-se também a economia da atenção, tendo-se considerada, a atenção, um recurso limitado e, por isso, precioso e finito. Esta sessão tinha por objetivo levar-nos a concluir que as pessoa, no geral, e os adolescentes, em particular, ficam reféns do sistema, tendo dificuldade em pensar livremente.

Por fim, em grupo, desenvolveram-se duas atividades práticas com a finalidade de testar o nosso grau de submissão aos produtos tecnológicos.

O resto do dia foi passado a descobrir mais um pouco da história da cidade de Roma.


Comments